Translate

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Você sabe o que é ideologia?

Primeiramente antes de tocar aqui em qualquer questão científica e biológica, devo ressaltar que acho de grande importância explicar as diferenças de senso comum, Ideologia e ciência, já que meu futuro blog está voltado para esta questão. Vamos lá!

O que é senso comum?
Senso comum é aquilo que uma pessoa fala e acredita, e muitas vezes não se preocupa em saber se realmente é fato ou não, passando conceitos errados para outras pessoas. Um exemplo bem comum disso é aquela que ouvimos muitas vezes de nossas avós, é aquela clássica história de que alguém de sua família, sua mãe, ou seu pai, teve lombriga ao ter vontade de possuir um objeto (brinquedo Etc.) ou vontade de comer algum alimento. Sabemos que as crianças e adultos são contaminadas pela a ingestão de alimentos que possuem os ovos da Ascaris Lumbricoides e esse processo não tem nada relacionado com desejos. Sinceramente não sei o porquê de relacionarem o “desejo” com a verminose.
De acordo com Pedro Demo:
“O critério de senso comum seria o conhecimento acrítico, imediatista, que acredita na superficialidade do fenômeno.”

E então? O que é ideologia?
 Pedro Demo PhD em Sociologia e professor da Universidade de Brasília (UnB). Em seu livro Metodologia Cientifica em Ciências Sociais descreve a ideologia no capítulo 1.1 Critérios de cientificidade como: “Justificar ao contrário de argumentar, significa buscar a convicção, a adesão, a defesa do problema em foco. Enquanto o senso comum costuma ser uma postura singela, a ideologia alcança níveis de maior sofisticação, mesmo porque sua arma mais vantajosa é seu envolvimento com a ciência, na procura de vestir a prescrição com a capa de descrição. Incluindo sempre a deturpação dos fatos em favor da posição a ser definida, e chega mesmo à falsificação quando atinge o nível da própria mentira”.

O que é ciências?
Provavelmente é a primeira pergunta feita para você de um professor de ciências no primeiro dia de sua aula não é? Pois bem, provém da palavra em latim scientia, significa conhecimento ou algo como saber. Ciência é tudo aquilo que provém da pratica e do estudo, com fundamentos corretos, testados e comprovados.
Se hoje estudamos matemática, física, biologia, história e todas as outras matérias são porque alguém testou estes fatores e comprovou cientificamente, é claro que houve épocas de conflitos com a igreja e tal, mais esse já é assunto para outra postagem que pretendo falar. Finalizando, ciência é igual á provar, e este “provar” do sentido de comprovar será valido até que alguém prove ao contrário.

Conclusão
Devemos tomar muito cuidado em nosso dia-a-dia com o senso comum, mas muito mais cuidado com a ideologia, como vimos ela é pretensiosa, leva os fatos a seu favor e muitas vezes nos engana por estar ligada a ciência (que nos leva a confiar no que esta sendo passado). Ela usa a ciência justamente como uma arma, para mascarar sua verdadeira intenção. Por isso muito cuidado com as ideologias, ela muitas vezes não se preocupa em passar uma informação certa e isso pode dependendo do caso levar a ocultação do verdadeiro sentido. Temos um bom exemplo disso em algumas igrejas espalhadas pelo Brasil, onde o seu líder arrasta multidões arrecadando lucros absurdos só com o domínio de uma ideologia, enganando pessoas simples. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário